O que é óleo essencial e quais são os seus benefícios para nós

Hoje vamos falar sobre o que é óleo essencial e quais são os seus benefícios para nós, do porquê de usar óleo essencial e outras dicas mais, com certeza essa leitura será muito valiosa para você.

Obs: Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

O que é óleo essencial e quais são os seus benefícios para nós - blog docelazer - óleo essencial - comprar óleo essencial - preço óleo essencial - O que é óleo essencial - porque usar óleo essencial - como diluir óleo essencial - onde comprar óleo essencial

O conhecimento do uso dos óleos essenciais e suas propriedades terapêuticas remonta às civilizações chinesa e egípcia e é considerado uma das formas mais antigas de medicina e cosmética. Os egípcios extraíam óleos essenciais de plantas aromáticas para fazer pomadas verdadeiramente mágicas. Os óleos essenciais são usados ​​até para embalsamar os mortos para fins espirituais, medicinais e cosméticos.

O que é óleo essencial e quais são os seus benefícios para nós. - blog docelazer - óleo essencial

A rainha Cleópatra também é conhecida por seu conhecimento do poder dos óleos essenciais e diz-se que cegou a beleza de Marco Antônio com óleo de rosas.

O que é óleo essencial e quais são os seus benefícios para nós - blog docelazer - óleo essencial - comprar óleo essencial - preço óleo essencial - O que é óleo essencial - porque usar óleo essencial - como diluir óleo essencial - onde comprar óleo essencial

Hipócrates, um médico grego conhecido como o pai da medicina, frequentemente recomendava massagem com óleos essenciais e mencionava inúmeras plantas medicinais em seus escritos.

Os romanos e depois os árabes aperfeiçoaram o conhecimento adquirido em suas civilizações anteriores. Na civilização árabe, a contribuição do famoso alquimista Avicena é particularmente proeminente, ele é o pioneiro do método de destilação de plantas medicinais com alambiques. Embora outros métodos mais sofisticados tenham surgido, esse método continua sendo o mais comum e preferido.

Ao longo dos séculos, a consciência das pessoas sobre o poder curativo das plantas foi se perdendo, mas suas crenças persistem nos mosteiros, entre os monges preparando soluções antibacterianas, e entre outros para combater a praga que afligia muitos na época. Atormentado pela Peste Negra, então nas ruas e igrejas, as pessoas queimavam ervas para esterilizar o ar e mascarar o cheiro desagradável de cadáveres por toda parte.

De geração em geração, diferentes culturas têm usado plantas para aliviar ou curar certas doenças. Muitas vezes, o estudo desse conhecimento antigo está subjacente a muitos avanços médicos. Hoje, os cientistas descobriram ingredientes mais importantes na natureza, confirmando séculos de tradições de cura.

Saindo um pouco da parte histórica, vamos entender a aplicabilidade, O que é óleo essencial e os seus usos nos dias de hoje, com isso, por se tratar de um problema muito comum nos dias de hoje, vamos responder uma pergunta em especial aqui, qual óleo essencial é bom para dor de cabeça?

Cabeça latejando, pressão na testa, tensão no pescoço, dor atrás dos olhos...

Se você é daquelas pessoas que sofre de dores de cabeça, deveria saber do que estamos falando e sentir um ou mais desses sintomas.

Práticas como manter-se hidratado, comer regularmente, fazer exercícios e manter um horário regular de sono podem ajudar a prevenir esses desconfortos, mas muitos pacientes estão recorrendo a outra alternativa para ajudar a combater o problema: os óleos essenciais.

Vale saber que a aromaterapia pode não funcionar para todos. “Algumas pessoas com enxaqueca desenvolvem sensibilidade ao olfato e até cheiros bons podem se tornar desagradáveis”, diz Noah Rosen, diretor do Centro de Cefaleia da Universidade de Northwell, nos Estados Unidos. “No entanto, para outras pessoas, os aromas têm um efeito muito relaxante”, completa. 

Dor de cabeça tensional – hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é uma planta muito usada no tratamento de problemas de estômago, dores e inflamação nos músculos.

Pesquisas mostram que a aplicação de uma solução diluída de óleo com essa essência pode reduzir a intensidade das dores de cabeça.

Pingue 10 gotas em 30 ml de um óleo difusor, como jojoba ou coco, e massageie no pescoço e nos ombros.

Dor de cabeça por estresse – lavanda

Já está mais do que comprovado que o estresse é capaz de desencadear dores de cabeça. Inalar diariamente os óleos essenciais reduziu significativamente a pressão arterial, pulso, níveis séricos de cortisol e estresse, e a essência de lavanda é uma das indicadas.

Respirar o óleo dessa flor por 15 minutos ajudou a aliviar a dor da enxaqueca mais do que um placebo, de acordo com um estudo de 2012 publicado na European Neurology.

Bom, até aqui você já conseguiu perceber o grande valor histórico e benéfico para saúde que os óleos essenciais possuem, certo?

Mas agora vamos aprofundar um pouco mais em outros aromas e plantas, seus benefícios e como realizar a diluição deles em difusores para o seu ambiente se tornar um templo particular, seja no seu trabalho ou em casa, vem comigo.

E o primeiro é o alecrim, para que serve o óleo essencial de alecrim?

O Óleo Essencial Natural Akarz - Rosemary (Alecrim) têm muitos benefícios porque são naturais, têm um aroma duradouro e ajudam-me a resolver os meus desafios diários e os dos meus filhos. ” Afirma Cláudia Fontes, 42, Rio de janeiro/RJ.

O alecrim é um arbusto aromático comumente usados para dar sabor a uma variedade de pratos. No entanto, o alecrim tem muitos benefícios além dos usos culinários, como ser bom para a digestão e apoiar o bom funcionamento dos órgãos internos. Há muito citado em livros, o alecrim era considerado sagrado pelos antigos gregos, romanos e egípcios, bem como pelas culturas hebraicas.

Alguns dos benefícios:

  • Apoia a função respiratória saudável.
  • Pode ajudar a apoiar a digestão saudável.
  • Ajuda a reduzir a tensão nervosa e a fadiga ocasional.
  • É bom para se concentrar no estudo e no trabalho.
  • Ajuda com cabelos saudáveis.
  • Desparasitação natural.

O segundo é óleo almíscar, para que serve o óleo de musk?

O Óleo Essencial Natural Akarz - Musk ou almíscar é o composto perfumado que é extraído do veado almiscarado e das vagens de almíscar. O Óleo Essencial Natural Akarz - Musk quando pronto ficou com aroma terroso, amadeirado, agradável e perfumado. Seus cheiros de fragrância são perfeitamente naturais. É um dos óleos de aroma terapia mais conhecidos e contém muitos benefícios.

Alguns desses benefícios são:

  • Alívio da ansiedade e do estresse:

Espalhar o óleo essencial de almíscar é uma das melhores maneiras de combater problemas de estresse e hipertensão.

  • Efeito calmante e emoções de equilíbrio:

Acredita-se que o óleo de almíscar tenha a capacidade de equilibrar as emoções e relaxar a mente. Seu aroma quando difundido no ar deixa o ambiente calmo e descontraído.

  • Promove a saúde mental:

A inalação do aroma do óleo de almíscar ajuda a promover o bem-estar mental e físico.

  • Meditação:

Se você pratica meditação ou ioga, amplie os benefícios espirituais difundindo esse aroma durante a sessão. O óleo essencial de almíscar tem um aroma aromaterápico que alivia rapidamente a inflamação do nervo que, quando você sente o cheiro do óleo essencial de almíscar, seu corpo e sua mente se sentem mais relaxados.

  • Cura para gripe:

Ao cheirar um pouco de óleo essencial de almíscar, a inflamação dos tecidos do nariz reduz porque é um ótimo anti-histamínico. Se você estiver resfriado da próxima vez, tente espalhar um pouco de óleo essencial de almíscar logo abaixo do nariz, certamente o ajudará a respirar melhor. 

O terceiro é o Sândalo, para que serve o óleo de sândalo?

Óleo Essencial Natural Akarz - Sândalo é extraído de uma planta medicinal do gênero Sândalo, é rica em substâncias conhecida como o alfa-santalol e o beta-santalol, eles possuem muitas propriedades e entre elas estão: anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas, antibacterianas e antissépticas, por isso é amplamente utilizado como remédio caseiro para infecções, micção, tosse, resfriado ou ansiedade, por exemplo.

Veja alguns dos benefícios:

Devido às suas propriedades, o sândalo é frequentemente utilizado para:

  • Resfriados;
  • Tosse;
  • Bronquite;
  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Infecção do trato urinário;
  • Vaginite;
  • Dor de cabeça;
  • Doença hepática;
  • Problemas da vesícula biliar;
  • Pele seca, irritada ou com tendência a acne.

Além disso, o óleo essencial de sândalo possui propriedades calmantes e sedativas e, além de seu sabor amadeirado e adocicado, é amplamente utilizado na aromaterapia para ajudar a tratar a depressão ou a ansiedade.

São inúmeros benefícios e tipos de óleos essenciais, nos limitamos em alguns deles, mas com um pouco de pesquisa você poderá encontrar muitos e muitos outros e os seus benefícios.

 Mas após a compra do óleo essencial da sua escolha pode gerar uma dúvida, como usar óleo essencial? Como diluir óleo essencial? Se você pensou nisso, continue lendo pois já vamos te contar.

Você tem opções no uso, vamos estar te mostrando as principais para você conseguir rapidamente já fazer o uso do seu óleo essencial assim que chegar.

Como usar e como diluir óleo essencial?

  • No caso do uso de difusores, você vai inalar através da evaporação no ambiente, seja a sua casa ou trabalho, colocando 3 gotas do óleo essencial no difusor em um ambiente fechado, tem um raio de efeito de 11 a 20 m².
  • Em caso de uso diretamente no corpo para efeitos mais imediatos por conta de uma dor de cabeça, resfriado ou algo do tipo, use 3 gotas do óleo nas suas mãos, passe nas solas dos pés antes de dormir e use uma meia.
  • Para inalação e ambientação aromática você pode passar o óleo na sua roupa de cama e travesseiros para inalação enquanto dorme, isso vai te proporcionar uma noite calma e relaxante.
  • Por último, para casos de estresse e tensão muscular, use como óleo de massagem, vai te proporcionar grande relaxamento e recuperação das energias.

Viu como é simples? Agora é você só precisa escolher seu óleo essencial de acordo com o seu gosto ou necessidade e viver de forma mais saudável e relaxada, os benefícios que irá colher serão graduais e muito satisfatórios, como viu no início deste artigo, desde os tempos remotos os óleos essenciais fazem sucesso por onde passam.

Mas agora você deve pensar, ok, amei os benefícios, mas aonde eu compro óleo essencial de confiança?

Bem, vou deixar um link de compra do seu óleo essencial francês para você adquirir e ser feliz, cuide de você e da sua família, coloque óleo essencial na sua vida!

Espero que tenha gostado e que tenhamos ajudado, foi e sempre será um prazer ter você aqui, até a próxima e um beijo da equipe Docelazer.