Podocarpo

Também conhecida como pinheiro de Buda, para as pessoas que gostam de jardins e diversificação de espécies, o podocarpo é uma bela escolha.

Evergreen Bush Free Stock Photo - Public Domain Pictures

Natural da Ásia e conhecida por sua fácil adaptação e beleza, pode ser podada da forma e do tamanho escolhidos pelo proprietário. Por isso, suas características as tornam desejáveis para aqueles que gostam de jardins.

Características da Planta Podocarpo

Podocarpo é uma planta de crescimento reto, podendo ser exibido em forma de arbusto ou árvore, podendo chegar até 20 metros de altura, ficando no formato e tamanho da maneira que possa ficar melhor no seu jardim.

Contribuindo com o paisagismo, uma vez que podem ser podadas de acordo com o gosto de cada um, o podocarpo é uma planta que trás elegância, e beleza para o ambiente, podendo ser plantadas isoladamente, assim como um muro de cerca viva.

Embora muito resistentes a geadas e maresias, suas raízes não são tão fortes, sendo recomendado o plantio rente às calçadas, para que possam se desenvolver de maneira saudável e segura. 

Uma das características notáveis do podocarpo são suas folhagens verde-escuras, brilhantes, fechadas e contínuas e que florescem na primavera. 

Segundo a Lory, são identificadas pelas flores de cores avermelhadas ao roxo quando feminina, que são admiradas na estação da primavera, e servem para alimentar pássaros através dos seus frutos.

Como plantar podocarpo passo a passo

A maneira de se plantar o podocarpo pode ser um fator decisivo, para que esta possa se desenvolver saudável. Mas são necessários alguns cuidados no momento do plantio.

É aconselhável que, no lugar em que for fazer o plantio do podocarpo, haja uma distância de, pelo menos, 20cm de obstáculos como muros ou cercas, para não trazer prejuízos para suas raízes.

Para o plantio de forma isolada, você deverá fazer uma cova de 30 cm de largura e profundidade, e fertilizar com algum composto orgânico, e regue ao menos uma vez por dia, cerca de 3 dias antes de plantar. 

Após esse processo, as mudas do podocarpo poderão ser colocadas na cova, e recobertas com terra, sendo recomendado que não sejam molhadas de maneira excessiva, para que não encharque as suas raízes.

Já para a planta ficar com um formato de cerca viva, o ideal é que se plante com 0,5 a 1 metro de distância, para que cresçam de maneira linear e com um lindo visual.

Como cultivar o podocarpo em vasos

Clivia Seed Stalk Free Stock Photo - Public Domain Pictures

Por ser uma planta versátil, o podocarpo pode também ser cultivado em vasos, sendo usados de maneira elegante, e que configuram, por exemplo, as entradas de casa.

O que se orienta é que sejam usados vasos maiores, para que não impeçam o seu crescimento e cuidado.

O que não muda quanto à plantação diretamente no solo, é a preparação da terra com fertilizantes, e até mesmo calcário.

Os vasos deverão ser bem drenados, para que a água usada para regar não acumule ao fundo, e evite que suas raízes sejam danificadas e que acabem morrendo. 

O uso de brita e areia no fundo do vaso antes da aplicação da terra, é excelente para o recebimento dessas mudas, e seu melhor desenvolvimento.

Como fazer mudas

Após escolher um galho saudável e cortar até a sua base, retire as folhas próximos à base corte na diagonal, coloque o galho em um recipiente, de preferência de vidro, com um pouco de água. O ideal é que seja o suficiente para molhar somente a ponta.

Faça a troca dessa água todos os dia até que enraíze.

Como cuidar de muro de podocarpo

Essa é uma planta muito fácil de cultivar. O podocarpo exige muito raios solares. Por isso, o ideal é plantá-lo nas áreas externas.

Se adapta muito bem nas regiões do nosso país. Em dias muito quentes e no verão, o ideal é que sejam regados todos os dias no período da tarde, caso não tome água da chuva.

e nos dias de inverso, pode ser regada a cada três dias. O importante é manter o solo umidificado, e não encharcado. 

A aplicação de fertilizantes, como NPK 10-15-10, é necessário a cada três meses, podendo ser substituído por adubos orgânicos. 

A poda também é um dos cuidados dessa planta, podendo ser definido por efeitos paisagísticos. Assim como mais alongadas, fazendo a poda somente pela frente, ou mais robustas podando a parte superior da planta.

Como fazer cerca viva de podocarpo

É recomendável que, para uma cerca viva de podocarpos, compre mudas em quantidades e tamanhos adequados para o local desejado. 

O uso de uma boa quantidade de mudas, e que essas sejam plantadas juntas, garantem uma cerca uniforme, ampla e bonita.

Deve ser plantada com espaços de 0,5 metro para cercas vivas lineares e de médio porte, e de 1 metro de distância para cercas mais densas e com um espaço mais aberto. 

Lembrando que os cuidados são os mesmos: evitar encharcar o solo, uso adequado de fertilizantes, luz solar e podas.

Doenças e pragas

As doenças e pragas mais comuns nessas plantas são caracterizadas pelo excesso de água. Quando ocorre, suas folhas ficam acinzentadas e, após essa nova coloração, ficarão secas e cairão. 

Na falta de luz, suas folhas crescem de uma forma excessiva, fazendo com que a árvore fique enfraquecida.

Em caso de pragas, o que mais ocorre é o aparecimento de aranhas amarelas, pulgões e cochonilhas, e podem ser tratados com pulverização de óleo mineral a 1%. Assim como inseticidas a base de malathion. Mas seguindo sempre as orientações do fabricante.

Preço de onde comprar

Por ser uma árvore de crescimento lento, o preço das mudas de Podocarpo pode variar. 

As mudas pequenas, com até 50 centímetros, custam entre 5 e 20 reais. Enquanto algumas maiores, com cerca de 1 metro, podem custar até R$30,00

Já as mudas com 2 metros podem chegar a custar mais de R$100,00. Elas podem ser encontradas em lojas de mudas e decorações de jardins por todo o país, uma vez que a sua adaptação ao clima do nosso é um fator relevante para o cultivo dessa planta.

Como plantar e cuidar da podocarpo?Plantar e cuidar da podocarpo?Plantar podocarpo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.